MarTech é a junção das palavras “Marketing” e “Technology”. Ela vem sendo usado recentemente para distinguir agências e empresas de marketing digital que aplicam em suas rotinas recursos tecnológicos e conceitos da transformação digital.
Esses profissionais usam a tecnologia para automatizar muitas das tarefas demoradas e repetitivas nas quais as máquinas são boas, liberando mais tempo dos profissionais de marketing para se concentrarem nos lados criativos e estratégicos de sua profissão.
Desse modo, a tecnologia de marketing pode abordar uma ou mais camadas de atividades de marketing, como agregação e limpeza de dados do cliente, análise de dados, geração de insights, segmentação e direcionamento do cliente, execução de comunicações com o cliente e otimização automática de campanhas de marketing recorrentes.
O Marketing Digital está relacionado a estratégia de conteúdo e gestão de canais, como: redes sociais, blogs, campanhas de mídia display, busca paga ou orgânica…
A base e o controle se tem através da construção e a disponibilização do conteúdo online, e a mensuração deles através de ferramentas de digital analytics.
Já a MarTech está relacionado ao uso da tecnologia para garantir que esses conteúdos do Marketing Digital sejam alcançado seu mais alto nível de desempenho. Dessa maneira, ele é executado com o auxílio de: personalização em tempo real, conexão à múltiplas fontes de dados, integração à múltiplas ferramentas que realiza a orquestração de campanhas, inteligência artificial e aprendizado de ferramentas para empoderar as análises.
Para as tecnologias de marketing trazerem resultados ao seu negócio, você precisa ter profissionais especializados em MarTech, que possuem uma cultura de marketing orientada a dados e que saibam extrair o máximo valor dos dados.
Muitos negócios atravessam longos e penosos projetos de implantação de plataformas de marketing e muitas delas têm se frustrado com os retornos financeiros obtidos. Estudos recentes indicam que o incremento das soluções de automação de marketing não tem superado a casa de 1 a 2% em conversão de vendas, o que naturalmente não justifica os milhões investidos. É importante destacar que essas mesmas empresas estão utilizando apenas os requisitos básicos, sem se beneficiarem dos recursos mais avançados de segmentação e construção de jornadas multicanal.
Ferramentas são só ferramentas sem um profissional experiente e com conhecimentos sólidos sobre o negócio e da melhor estratégia de tecnologia de marketing e vendas que permitirão o uso correto de todos os recursos técnicos. A ferramenta pode sim fazer coisas incríveis, desde que ela tenha “um bom piloto”.
Entre todas as incertezas que enfrentamos enquanto profissionais de marketing, pelo menos uma coisa é certa: a corrida pelo marketing orientado pela tecnologia será vencida por quem conseguir ter os profissionais mais preparados e que saibam gerenciar as melhores ferramentas.
Leia o artigo completo