O marketing é conhecido por ser um setor que depende da criatividade, experiência e intuição. Porém, existe uma parte que muitas pessoas desconhecem, mas que tem grande importância estratégica: o Marketing Analítico.
Na era da Transformação Digital, saem na frente as empresas que sabem oferecer as soluções mais adequadas. Ou seja, que aproveitam a análise de dados para desenvolver e vender o que realmente gera valor para o consumidor. E empresas que não adotam o Marketing Analítico significa que elas andam no escuro. Sem saber de onde vêm, se estão agindo certo e para onde devem ir, dificilmente vão alcançar os resultados que esperam.
Essa é uma frente analítica do marketing que permite criar estratégias mais precisas e assertivas com base em dados. As decisões, as campanhas e a criatividade devem ser embasadas em análises de desempenho para a empresa não se perder no caminho.
Marketing Analítico (Marketing Analytics) é uma frente de marketing que consiste no uso dos dados e das tecnologias para respaldar nas decisões das campanhas. É a área que mergulha nos dados para entender quais resultados foram alcançados, se a empresa está no caminho certo e quais tendências estão por vir.
Ter muitos dados, por si só, não significa nada se a empresa não sabe como lidar com eles. Então, o Marketing Analítico é uma frente dedicada a eles: ao criar uma estrutura e uma cultura data driven, a empresa passa a rastrear, coletar e analisar dados de maneira estratégica, a fim de alcançar os seus objetivos de marketing que engloba todos os dados relacionados ao marketing, sejam eles de canais online ou offline.
O Marketing Analítico é como uma espécie de tradutor que fala se as suas campanhas estão mesmo performando bem e que poderá responder às principais dúvidas do seu negócio.
Continue a leitura do artigo