De maneira geral, a Transformação Digital é a capacidade de responder rapidamente ou aproveitar as oportunidades do mercado com base nas pilhas de tecnologia atuais, recursos de pessoal e tecnologia digital.
Trata-se da capacidade de uma organização de assumir a Transformação Digital não apenas do ponto de vista da tecnologia digital, mas em toda a organização, incluindo pessoas, cultura e processos, para alcançar resultados positivos de negócios.
Embora haja uma grande ênfase na tecnologia, o nível de maturidade digital de uma organização também é afetado pela velocidade e adaptabilidade, em grande parte devido aos recursos em capital humano e processos automatizados — é um esforço de equipe, no sentido mais amplo da palavra.
A Transformação Digital é o ato de alterar fisicamente fluxos de trabalho e processos por meio de tecnologias digitais. Isso significa que sua maturidade digital é o grau em que você entende — e tem a capacidade de implementar — essas mudanças.
Trabalhar para alcançar esses resultados é essencial para que os negócios permaneçam viáveis e competitivas. À medida que os mercados e as situações evoluem, a Transformação Digital bem-sucedida torna mais fácil para as empresas serem ágeis e flexíveis, escalar e obter valorização rápida.
Com o objetivo de entender o efeito do processo de digitalização no Brasil, a McKinsey realizou um estudo com 124 negócios de grande e médio porte em diversos setores para mensurar a Transformação Digital dos negócios que atuam no país.
Foi utilizada a ferramenta proprietária Analytics & Digital Quotient (A&DQ), que avaliou 22 práticas de gestão críticas para o sucesso da Transformação Digital e captura de resultados financeiros, distribuídas entre as quatro dimensões.
Veja a seguir o A&DQ com a mensuração da Transformação Digital dos negócios em Analytics e Digital com as suas dimensões e práticas.
Continue a leitura do artigo