Um MANIFESTO é a expressão de um ponto de vista, acerca de um determinado problema ou necessidade social, política ou ideológica, onde prevalecem a persuasão através da retórica, e argumentos válidos, com base no respeito e na boa vontade entre as pessoas. Sendo assim, nós – da SolluSITES – deixamos aqui o nosso Manifesto a respeito do Empreendedorismo, Tecnologia e Transformação Digital.
O Empreendedorismo é uma oportunidade REAL de desenvolvimento social e econômico. Através dele, QUALQUER PESSOA pode mudar de vida, sem depender do Estado ou de Programas Sociais. Acreditamos que o papel do Estado é apenas facilitar ao MÁXIMO a construção de uma Sociedade Empreendedora e independente e SAIR DA FRENTE, deixando que a Sociedade estabeleça laços voluntários de negócios, dando oportunidades equivalentes a todas as pessoas, dentro das capacidades e ambições de cada um, respeitados os direitos e deveres de cada um enquanto cidadão.
Ninguém empreende para ter prejuízo. Mas empreender não é somente sobre lucro, mas sobre RECONSTRUÇÃO. Uma sociedade que empreende pode reconstruir a vida e o significado das vidas dos seus cidadãos, dar mais oportunidades aqueles que estiverem dispostos a explorar as oportunidades e trabalhar com inteligência e resiliência para atingir novas conquistas. Nem todo mundo nasceu para empreender através de um novo negócio, e tá tudo bem. Mas todos podem empreender nas suas famílias, escolas, relacionamentos e até mesmo “empreender no CNPJ dos outros”, como colaboradores inovadores e voltados à criação de novas oportunidades, onde ninguém enxerga possibilidades. Empreender é “desmontar” tudo e reconstruir tudo novamente, de um jeito diferente.
Inovação é sobre abandonar práticas antigas, baseadas em comodismo, conforto e crenças, passando a se investir em explorar novas formas de fazer aquilo que sempre foi feito de uma determinada forma. Inovar é tentar diferentes maneiras de atingir objetivos, de forma cada vez mais barata, mais rápida, mais inteligente, mais tecnológica ou mais “confortável” para os clientes (frictionless). Porém, é importante que a inovação não seja tão brutal e desconexa da realidade que faça a empresa esquecer seus valores, suas “raízes” e desconsiderar as necessidades e anseios dos seus clientes. Inovar é sobre SEUS CLIENTES e não sobre sua empresa. Nem toda inovação será adequada à sua empresa ou ao seu público-alvo. Por isso é fundamental que a inovação esteja imersa nos valores da empresa, para evitar que ela se perca no processo.
Nenhuma empresa sobrevive sem processos. Você pode ter a melhor equipe do mundo trabalhando em sua empresa: Sem um PLANO e sem autonomia para saber o que fazer a seguir, sua empresa não será sustentável. Processos são necessários para dar a liberdade aos colaboradores de darem os próximos passos sem “medo de errar”. Além disso, é FUNDAMENTAL que eles sejam ouvidos sobre como melhorar os processos de forma contínua, permitindo que a empresa esteja sempre na sua melhor performance e que cada um saiba, de forma bem clara, quais são suas responsabilidades, limites e possibilidades. Para isso, uma Cultura Digital baseada em Dados é fundamental: Quando sabemos – através da análise de dados coletados em todas as etapas dos processos – qual é a forma mais “inteligente” de realizar determinados processos, podemos decidir o que é essencial e o que é vaidade, aplicando esforços e investimentos naquilo que aumenta a lucratividade, eficiência e qualidade de vida das pessoas envolvidas nos processos e também a experiência dos nossos clientes.
Toda ferramenta é um MEIO e não um FIM em si mesma. Não adianta ter todos os sistemas, todas as ferramentas, todas as plataformas, todas as tecnologias, se as PESSOAS (que são o começo e o fim de tudo isso) não estiverem adequadamente treinadas e aptas a utilizar estas ferramentas de forma produtiva, eficiente e inteligente. Para isso, é fundamental que cada ferramenta só seja adicionada aos processos da empresa dentro de uma ESTRATÉGIA, onde a intenção seja melhorar a performance, ou a coleta de dados, ou a qualidade de vida das pessoas. Se estes não forem os objetivos primários do uso destas ferramentas, então elas serão INÚTEIS! Toda ferramenta que não permite melhorar a empresa, tornando-a mais inteligente, eficiente, inovadora, e “legal para se trabalhar” deve ser descartada! Toda ferramenta que não serve ao propósito de melhorar a experiência das pessoas é inútil, e dever ser substituída por outras que façam sentido ou então abandonada!
Existem 3 fatores fundamentais na Transformação Digital, que são as PESSOAS, PROCESSOS e FERRAMENTAS, necessariamente NESSA ORDEM! A primeira preocupação das iniciativas de transformação digital devem ser as PESSOAS. A transformação digital deve servir ao propósito de tornar a vida e a experiência das pessoas algo melhor. Para isso, precisamos definir PROCESSOS que são um tipo de “receita de bolo” sobre como as pessoas devem fazer as coisas, para evitar que a empresa paralise quando não houver alguém por perto para dar ordens ou então para dizer como as pessoas precisam fazer as coisas. Os processos precisam ser claros e fazer sentido, senão não têm sentido. E por último, mas não menos importante, precisamos de FERRAMENTAS que ajudem as pessoas a seguir os passos do processo sempre com o menor esforço possível, de forma eficiente e inteligente, para aumentar a qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes. Sem isso, a transformação digital é apenas um jargão bonito e vazio, que só serve para encher de dinheiro o bolso de “gurus” de Internet.
Se em qualquer momento tiver que escolher entre um dos 3 fatores da transformação digital (Pessoas, Processos e Ferramentas) escolha sempre as PESSOAS! Processos podem ser aprimorados infinitamente, e nunca estão finalizados. Ferramentas mudam, se adaptam, deixam de existir, ficam caras demais para usarmos, mas PESSOAS são o ponto central de qualquer processo honesto de transformação, digital ou não. É através das pessoas que tocamos a mente e o coração dos nossos clientes. É através das pessoas que humanizamos nossa relação com os clientes. É somente com uma equipe composta de grandes pessoas que somos capazes de transformar nossos negócios. E não seria diferente em relação à transformação digital! Para que um processo de transformação digital seja possível, é preciso ter uma equipe composta de pessoas que acreditem no poder transformacional da tecnologia, que queiram inovar, que estejam dispostas a participar, que não tenham “medo da tecnologia” e que não “boicotem” as iniciativas de implementação de uma cultural digital. As pessoas são o fator mais importante num processo de transformação digital de uma empresa ou negócio. Sem o apoio delas, nada será realizado com eficiência ou qualidade!
Não é possível realizar um processo de transformação digital se não houver um desapego dos antigos paradigmas, crenças e de alguns aspectos da cultura empresarial. Não é incomum, dentro de processos de transformação digital, que o medo do novo e a desconfiança de algumas pessoas seja um empecilho à adoção de novos processos e novas ferramentas. Porém, “não é possível fazer um omolete sem quebrar os ovos”: para que possamos inovar e modernizar é preciso um novo olhar sobre nossas rotinas, crenças, nosso “jeito de fazer as coisas”. O ditado popular que diz que “time que está ganhando não se mexe” não serve aqui. Não é possível dizer se o time está realmente ganhando sem indicadores objetivos. E sem um processo claro de coleta de dados, análise concorrencial, pesquisas e outras fontes de informações, não saberemos se estamos de fato ganhando, até o “juiz apitar o final da partida”. Transformação Digital é sobre mudança de postura, de mentalidade e de atitude. Sem pessoas dispostas a abrir mão da “zona de conforto” nenhum projeto de transformação digital será bem sucedido!